Questões resolvidas da UEFS

Questões UEFS

(Dinâmica impulsiva) Questão 1. Um pescador que pesa 75,0kgf encontra-se sentado em uma das extremidades de um barco em repouso, na superfície de uma lagoa. Em um determinado instante, o pescador levanta-se e anda até a outra extremidade do barco, que tem 4,5m de comprimento e 300,0kg de massa. Sabendo-se que a água se encontra em repouso e desprezando-se os efeitos de forças dissipativas, a distância percorrida pelo barco, durante o deslocamento do pescador, medida em relação à água, em cm, foi igual a:

A) 60

B) 70 

C) 80

D) 90

E) 100

(Cinemática) Questão 2. Um rio segue para o norte com uma velocidade de 6,0km/h. Um homem rema um barco, atravessando o rio, sendo de 8,0km/h para leste sua velocidade relativa à água. Desprezando-se a resistência da água e sabendo-se que a largura do rio é de 2,0km, é correto afirmar que sua velocidade relativa à Terra e o tempo gasto na travessia, em km/h e minutos, são, respectivamente, iguais a:

A) 6,0 e 20,0  

B) 10,0 e 15,0

C) 15,0 e 10,0

D) 12,0 e 8,0 

E) 20,0 e 15,0

Resolução

Questão 1. 

A fórmula usada foi m1.v1 = m2.v2 onde m1 é a massa do pescador, v1 é a velocidade do pescador (em relação ao barco), m2 é a massa do barco + a massa do pescador e v2 é a velocidade do barco + a do pescador (em relação à água).

OBS.: Lembre-se que os valores devem estar em centímetros!

Questão 2. 

As fórmulas usadas foram a de velocidade [V= √(Vx² + Vy²)], para determinar a velocidade do barco, e a fórmula de deslocamento (Sx=  V.t) que determinou o tempo gasto na travessia. 

OBS.: Como o valor final da fórmula de deslocamento foi em hora, fizemos uma regra de três para descobrir o equivalente em minutos.

Fontes
  1. UEFS
  1. lord-bibidaum reblogged this from papofisico
  2. papofisico posted this
Blog comments powered by Disqus