Tipos de termômetros

Termômetro clínico

É o mais comum de todos. É usado para indicar se uma pessoa está com febre ou não e funciona do seguinte modo: Dentro do tubo maior, há um tubo menor, e dentro deste há mercúrio, um tipo de metal.

Sendo assim, de acordo com a temperatura do corpo o metal se expande e indica a temperatura do corpo através da escala termométrica, que aqui no Brasil é dada em graus Celsius.

Termômetro a álcool

É principalmente usado para medir a temperatura ambiente e da água pelo fato do ponto de fusão e de ebulição do álcool serem maiores de que do mercúrio, medindo temperaturas maiores e menores de que um termômetro clínico.

Termômetro de radiação

Termômetros de radiação são utilizados para medir temperaturas à grandes distancias, sem estar em contato com o objeto. Eles podem medir a temperatura de qualquer objeto que emita radiação eletromagnética, seja na forma de luz visível ou infravermelho.

As áreas vermelhas são as mais quentes e as azuis as menos quentes.

Termômetro digital

Medem a temperatura por meio das alterações das capacidades elétricas. Os de modelo mais comum utilizam um resistor, que transforma energia elétrica em energia térmica.

Há também os digitais que encontramos nas ruas, e que informam a temperatura ambiente. Porém, muitos duvidam de sua eficiência e exatidão.

Termômetro bimetálico

Termômetros bimetálicos utilizam a dilatação do metais para a medição de temperatura. Formada por duas lâminas de metais diferentes, que ao sofrerem alteração de temperatura, se dilatam, curvando se, pois um dos metais tem o coeficiente de dilatação maior que o outro, causando o efeito visto.Para cada variação de temperatura, há um curvamento diferente, indicando-a.

Psicrômetro

É um aparelho constituido de dois termômetros, utilizado para medir a umidade do ar. Um dos termômetros do aparelho tem seu bulbo úmido, fazendo que indique um temperatura mais baixa que o do bulbo seco, por que a evaporação da água do bulbo úmido retira calor do termômetro.

Junto com o aparelho, vem um tabela que indica, por exemplo, "a umidade relativa do ar, se o termômetro seco indicar 20C° e o úmido, 18C° é de 83%".

Escalas de temperatura

Há 3 principais escalas usadas para mostrar a temperatura de um corpo ou de um ambiente. No Brasil, o Celsius é a escala usada e seu ponto de fusão da água é 0ºC e o de ebulição é 100ºC. O Fahrenheit é usado nos EUA, por exemplo, e nele o ponto de fusão da água é de 32ºF e o de ebulição é 212ºF.

Há também o Kelvin, que geralmente é usado em laboratório para determinar a temperatura absoluta de um objeto.

Fontes

  1. UFRGS
  2. MundoEducação
  3. Horizonte
  4. Wikipédia
  5. Brasilescola
  1. iurydomingues reblogged this from papofisico
  2. opontoazul reblogged this from papofisico
  3. papofisico posted this
Blog comments powered by Disqus