O que é Calor?

Definição

O que chamamos de calor, na verdade é energia térmica que está sendo transferida de um corpo com maior temperatura para um de menor, garantindo um equilíbrio térmico. O calor é diretamente proporcional a quantidade de energia interna do sistema.

Formas de condução

Fontes de calor

Fonte de calor é o corpo com maior temperatura no sistema, é o que cede calor para equilibrar a temperatura dos corpos.

O Sol é nossa mais importante fonte de calor.

Calor x Temperatura

Calor e Temperatura são conceitos distintos, apesar de serem comumente confundidos. Calor é a energia termica em transito, e Temperatura é a grandeza fisica ligada à agitação das particulas que compões os corpos ou a seu estado de movimeto.

Erros comuns envolvendo os conceitos

São comuns em nosso dia a dia os erros envolvendo os conceitos de calor e temperatura mas esses erros podem mudar completamente o sentido de uma frase (vendo pelo ponto de vista físico). Vejam uns dos erros mais comuns: 

  • "Está fazendo frio!" - Pode parecer maluquice, mas o frio não existe. É apenas um conceito para definir a ausência de calor.
  • Uma pessoa com febre abraça uma pessoa com a temperatura normal e diz: “Como você está frio!” - Na verdade, a pessoa com febre que está quente demais. Ela percebe que a outra está fria pois o calor é transferido do corpo mais quente para o mais frio, logo, a pessoa com febre sentirá essa perda de calor.
  • "Está fazendo um calor de 40ºC!" - Um equívoco frequente… 40ºC seria a temperatura do ambiente, que se difere do conceito de calor.

Fontes

  1. Brasil Escola
  2. Wikipedia
  3. Ufrgs.br
  4. Yahoo! Respostas
  5. SóFisica
  6. GrupoEscolar
  7. Yahoo! Respostas
  1. einstein-do-futuro reblogged this from papofisico
  2. iurydomingues reblogged this from papofisico
  3. equesejainenarravel reblogged this from papofisico
  4. ka-thoughts-on-todash reblogged this from papofisico
  5. deeeehh reblogged this from papofisico
  6. papofisico posted this
Blog comments powered by Disqus